CVP representada no evento final do maior projeto europeu de saúde mental e apoio psicossocial

O projeto #EU4Health integrou com êxito a SMAPS nos esforços de resposta a emergências, respondendo tanto às necessidades imediatas como de longo prazo das pessoas afetadas pela crise humanitária, em 28 países europeus.

Nos dias 18 e 19 de junho, em Bruxelas, decorreu o evento público de encerramento do projeto #EU4Health, o maior do seu género, no contexto europeu, focado na integração da saúde mental e apoio psicossocial (SMAPS) na resposta humanitária à crise provocada pelo conflito na Ucrânia. Sob o tema: Promover o bem-estar, reconstruir a esperança, abordaram-se lições aprendidas relativamente às iniciativas relacionadas com saúde mental e bem-estar psicossocial, nas comunidades afetadas pelo conflito na Ucrânia.

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) marcou presença neste evento de alto nível, tendo sido representada pela gestora do projeto em Portugal, Susana Gouveia.

A iniciativa, coordenada pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), em colaboração com o Red Cross EU Office, o MHPSS International Movement Hub e com o apoio da Comissão Europeia (DG SANTE), foi implementada em 28 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha, ao longo dos últimos três anos.

No evento final, que decorreu em Bruxelas, este presente a Ministra da Saúde da Polónia (enquanto representante da presidência da UE), bem como a presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), e a responsável pelo DG Santé (Comissão Europeia).

Principais execuções do projeto:

  • Prestação de primeiros socorros psicológicos e apoio à saúde mental adaptado aos diversos contextos de pessoas deslocadas;
  • Capacitação das comunidades, através da incorporação ativa das suas vozes na conceção e prestação de serviços de SMAPS;
  • Desenvolvimento de modelos de SMAPS escaláveis, desenhados para manter eficácia para além da fase de emergência.

Através desta intervenção, milhares de deslocados do conflito na Ucrânia, maioritariamente mulheres com responsabilidades familiares, foram apoiados por voluntários da Cruz Vermelha, profissionais de saúde, agentes sociais e autoridades locais, em contexto de chegada como estações de transporte, fronteiras, hospitais e centros comunitários. Estes profissionais e voluntários foram capacitados para escutar com empatia, oferecer apoio com dignidade e encaminhar de forma adequada para os sistemas de saúde e assistência social dos países de acolhimento.

O projeto representou uma parceria humanitária estratégica, com capacidade de resposta ao nível da solicitação feita pela Comissão Europeia.

Esta abordagem resultou em serviços de SMAPS baseados em evidência, culturalmente sensíveis e centrados na pessoa, demonstrando impactos positivos em áreas como o bem-estar psicológico, funcionamento diário, ligação social e resiliência de pessoas deslocadas e das comunidades de acolhimento.

Conheça o catálogo de boas-práticas: Successful MHPSS services catalogue – MHPSS Hub

Mais sobre o projeto: IFRC GO – Emergency – Ukraine and impacted countries crisis

eu4health