Cruz Vermelha Portuguesa participa no EU MODEX 2025

Na última semana de janeiro, a Cruz Vermelha Portuguesa esteve empenhada no EU MODEX 2025, um exercício promovido pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil. O objetivo deste exercício é treinar e testar equipas autónomas de busca e resgate de vários países da União Europeia – Países Baixos, Itália, Espanha, Alemanha e Croácia – para a sua intervenção em cenários de catástrofe.
Organizado pela Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR e pelo INEM, o EU MODEX 2025 reuniu diferentes entidades para simular situações reais de resposta a emergências. A CVP cooperou ativamente em diversas áreas essenciais para o sucesso do exercício:
- logística e apoio operacional;
- alimentação das equipas participantes;
- caracterização de vítimas para tornar os cenários mais realistas;
- operação de aeronaves não tripuladas por pilotos remotos;
- gestão de sistemas de redes de informação;
- captação de imagem, fotografia e vídeo;
- disponibilização de ambulâncias de apoio, assegurando a emergência pré-hospitalar e o transporte das vítimas simuladas para os hospitais de campanha.
A participação da CVP neste exercício reforçou o seu compromisso com a preparação e resposta eficaz a emergências, garantindo um apoio qualificado e ágil em cenários de crise. O EU MODEX 2025 foi uma oportunidade crucial para fortalecer a cooperação internacional e a capacidade de resposta das equipas envolvidas, assegurando uma melhor proteção das populações em caso de catástrofe.