Projeto #EU4Health

O que é o EU4Health?EU4Health é um projeto internacional financiado pela União Europeia, que tem como objetivo promover a saúde mental de forma transversal, valorizando o bem-estar integral das pessoas e contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Uma das metas principais é combater o estigma associado à saúde mental, desmistificando preconceitos e fomentando um diálogo claro e acessível sobre o bem-estar e o sofrimento emocionais.

EU4Health: projeto para a saúde mental e bem-estar

O que é o EU4Health?

O projeto EU4Health é uma iniciativa internacional, financiada pela União Europeia, que visa abordar de forma abrangente a saúde mental e o bem-estar integral das pessoas. Em Portugal, este projeto surge como resposta à necessidade de cuidar da saúde mental da população deslocada da Ucrânia, que chegou ao país por razão dos conflitos na sua terra natal. A Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) lidera esta iniciativa, que se baseia na capacitação em primeiros socorros psicológicos, procurando aumentar a capacidade de resposta a esta populações e eliminar o estigma em torno da saúde mental.

Como o projeto atua no terreno?

O projeto surge como resposta às necessidades de bem-estar e saúde mental da população afetada pelos conflitos na Ucrânia, que procurou Portugal para recomeçar. A Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) abriu candidaturas para apoiar as suas Sociedades Nacionais no cumprimento do objetivo maior estabelecido pela União Europeia: “a saúde mental importa”.

Entre as principais iniciativas, destaca-se a promoção de primeiros socorros psicológicos como formação acessível a toda a comunidade, sensibilizando especialmente aqueles que acolhem pessoas deslocadas de zonas de conflito ou que lhes prestam apoio. O projeto teve início em janeiro de 2023 e estará em vigor até dezembro de 2025.

Objetivos do EU4Health

O principal objetivo do projeto é contribuir para o bem-estar e a saúde mental das pessoas deslocadas devido ao conflito na Ucrânia, bem como dos colaboradores e voluntários envolvidos no apoio a estas populações.

Para isso, são desenvolvidas as seguintes ações:

Disponibilizar primeiros socorros psicológicos, apoio psicossocial e encaminhamento especializado, garantindo que as pessoas deslocadas recebam o suporte necessário para lidar com os impactos emocionais do conflito.

Capacitar profissionais e voluntários no terreno, reforçando as equipas com formações específicas e fortalecendo a rede com suporte técnico e humano.

Apoiar as equipas da Cruz Vermelha, proporcionando suporte psicológico a colaboradores e voluntários, ajudando-os a enfrentar os desafios antes, durante e após a crise.
Capacitar a comunidade escolar, nomeadamente docentes e não docentes, com o propósito de facilitar a integração de alunos migrantes.

Porquê aplicar o projeto EU4Health em Portugal?

Portugal, com experiência de acolhimento de migrantes, tem uma oportunidade única de reforçar a capacidade de resposta dos profissionais que trabalham com estas populações. Através deste projeto, garantimos que as pessoas deslocadas recebam serviços de saúde mental de qualidade, adotando uma abordagem mais abrangente e eficaz. Isso assegura que todos, independentemente do seu percurso, tenham acesso ao apoio necessário, promovendo a inclusão e o bem-estar das comunidades migrantes em Portugal.

Clique aqui para visualizar todos os materiais, em português. Nomeadamente, ferramentas com dicas úteis e acessíveis à comunidade em geral.

O Projeto EU4HEALTH tem a chancela do IFRC e Reference Centre for Psychosocial Support, financiado pela União Europeia.

Mais informações disponíveis aqui.