Voluntários levam o Movimento #APortaAoLado a todo o país

Lançado no âmbito da Campanha de Consignação de IRS 2025, o Movimento #APortaAoLado alerta para o crescimento alarmante das necessidades sociais em Portugal.

Só entre 2023 e 2024, os pedidos de ajuda à Cruz Vermelha aumentaram 73% e, em 2024, mais 53%. O apoio a pessoas sem-abrigo também cresceu 80% entre 2022 e 2023. De norte a sul de Portugal, os voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa mobilizaram-se para espalhar uma mensagem muito especial: “Quantos vizinhos conhece pelo nome?”.

Através da distribuição de um milhão de mensagens em caixas de correio, o Movimento #APortaAoLado chama a atenção para a realidade escondida nas nossas comunidades – famílias em dificuldades, idosos isolados, pessoas que enfrentam grandes desafios sem que ninguém à volta saiba.

Entre os grupos mais vulneráveis estão os idosos: mais de 500 mil vivem sozinhos em Portugal, e este número cresce 2% a cada ano. A Cruz Vermelha atua diariamente para combater o isolamento, com mais de 32 mil chamadas recebidas e quase 145 mil chamadas feitas de forma proativa só em 2024.

“Vivemos uma emergência social que se tornou estrutural. A resposta social não pode esperar”, afirma António Saraiva, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.

A Cruz Vermelha apela agora a todos para não olharem para o lado e contribuírem para esta missão humanitária, consignando 1% do seu IRS, sem qualquer custo, à Instituição — NIF 500 745 749.

O preenchimento deste formulário visa formalizar uma demonstração de interesse no Voluntariado da Cruz Vermelha Portuguesa. Os dados recolhidos serão utilizados para contacto posterior, no sentido de prestar informações adicionais, esclarecer dúvidas, entre outros.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Por favor, introduza um número de 6 a 100.
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.