Presidente da República distingue a Cruz Vermelha Portuguesa no seu 160.º aniversário com a mais alta condecoração nacional

No dia em que celebrou 160 anos de história, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) recebeu a mais alta condecoração nacional, a Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, atribuída pelo Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

A presença do Chefe de Estado reforçou o reconhecimento do impacto da CVP na sociedade e do seu compromisso inabalável na proteção da vida e da dignidade humana, ao longo de mais de um século e meio.

Esta distinção é um tributo a todos os voluntários, profissionais e parceiros que, diariamente, fazem da missão humanitária da CVP uma realidade.

A história da Cruz Vermelha Portuguesa tem sido marcada pelo seu papel fundamental em momentos decisivos da humanidade. Já outrora a CVP foi condecorada com a Ordem Militar da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, com o grau de Grande Oficial, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante a Primeira Guerra Mundial e na resposta à Pandemia Pneumónica de 1918-1919.

Com um legado de 160 anos ao serviço da sociedade, a CVP continua a afirmar-se como uma referência na ação humanitária, fiel aos seus princípios e valores.