Atividades de prevenção e preparação

Terramotos, tempestades, pandemias, conflitos e grandes incêndios podem acontecer a qualquer momento, afetando comunidades inteiras. As suas consequências são muitas vezes devastadoras, causando perdas de vidas e destruição de bens. Devido ao impacto crescente das alterações climáticas e das vulnerabilidades sociais, espera-se que os desastres sejam ainda mais frequentes e intensos no futuro.
A Cruz Vermelha Portuguesa aposta em atividades de prevenção e preparação para desastres, com o objetivo de minimizar os seus efeitos e garantir uma resposta eficaz.
Para este efeito, trabalhamos nas seguintes áreas:
Fundo de Emergência: Fundo de emergência é uma reserva de recursos financeiros sem afectação especial, para aplicação imediata em emergências. Este fundo é reposto posteriormente através de apelos para donativos.
3 Estruturas Logísticas Regionais: Equipadas com kits de abrigo, higiene e sobrevivência, estas estruturas são capazes de responder às necessidades imediatas de até 1.000 famílias, em qualquer ponto do país.
Formação especializada de voluntários: Capacitação de equipas de voluntários para agirem eficazmente em situações de emergência.
Ações de sensibilização: Junto das pessoas e comunidades, com foco na redução de vulnerabilidades e preparação para enfrentar catástrofes ou emergências.
Com estas valências, na Cruz Vermelha Portuguesa asseguramos que, quando o inesperado acontece, estamos preparados para agir e minimizar o impacto sobre as vidas das pessoas afetadas.