Migrantes e refugiados

Milhares de pessoas são forçadas a recomeçar noutro lugar. Na Cruz Vermelha, acreditamos que todos merecem dignidade. Garantimos abrigo, alimentação, cuidados de saúde e apoio para reconstruírem as suas vidas e integrarem-se nas comunidades que os acolhem.

Um novo começo com dignidade

Milhares de pessoas são forçadas a deixar tudo para trás à procura de um lugar mais seguro para recomeçar. Na Cruz Vermelha, acreditamos que todos merecem um novo começo com dignidade. Além de fornecer alimentação e abrigo, garantimos cuidados de saúde, apoio psicossocial, o restabelecimento de laços familiares e integração socioprofissional, garantindo o apoio necessário para que se integrem nas comunidades que os acolhem.

Como entidade responsável pelo acolhimento e integração de refugiados, a Cruz Vermelha Portuguesa tem desempenhado, desde 2015, um papel fundamental no alojamento e apoio a cidadãos de diversas nacionalidades que solicitam proteção internacional.

Através de um acompanhamento próximo, a Cruz Vermelha Portuguesa assegura não apenas um primeiro abrigo, mas também o suporte necessário para que estes indivíduos possam reconstruir as suas vidas com dignidade. Este trabalho é realizado no âmbito do Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia da Migração, coordenado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, bem como dos Programas de Recolocação e Reinstalação de Refugiados, contribuindo para uma integração mais humana e eficaz nas comunidades de acolhimento.

Veja os testemunhos de pessoas abrangidas pelo Programa de Recolocação de Refugiados

Nasriya Sharif

Aos 11 anos, Nasriya perdeu o pai, preso e torturado até à morte, e foi abandonada pela mãe. Encontrou em Portugal a força para recomeçar. Conheça a história de resiliência de Nasriya Sharif, refugiada etíope acolhida pela Cruz Vermelha Portuguesa através do Programa de Acolhimento a Refugiados e do Projeto F.I.R.M.E.

Aiham Ateye

Ouça o emocionante testemunho de Aiham Ateye, refugiado sírio acolhido pela Cruz Vermelha Portuguesa. Com uma vida estável como produtor de programas de TV, a crescente insegurança forçou-o a abandonar tudo, levando consigo o pai de 82 anos. Em Portugal, encontrou um lugar seguro para recomeçar. Uma história de resiliência e esperança que merece ser partilhada.

Taman Alnajjar

Ouça o testemunho de Taman Alnajjar, refugiado sírio acolhido pela Cruz Vermelha Portuguesa. Forçado a fugir com a família, percorreu longos caminhos, trabalhando como estofador para alimentar os filhos e o pai de 89 anos. A fragilidade da saúde do pai levou-os a Lisboa, onde, com o apoio da Cruz Vermelha, Taman conseguiu recomeçar. Uma história de coragem e superação.

Materiais de Apoio

Manuais de apoio “Seguindo em frente juntos”

  • Consulte aqui o Manual produzido pelo Red Cross EU Office que destaca, entre outras, a actuação da Cruz Vermelha Portuguesa no apoio aos refugiados e migrantes.
  • Consulte aqui  o Manual de apoio psicossocial a Migrantes, com a participação da CVP, APAV e DGS. 

Manuais de apoio FIRME

Os manuais FIRME têm como objetivo apoiar a integração de refugiados e migrantes no mercado de trabalho, promovendo a sua empregabilidade.