Um novo começo com dignidade
Milhares de pessoas são forçadas a deixar tudo para trás à procura de um lugar mais seguro para recomeçar. Na Cruz Vermelha, acreditamos que todos merecem um novo começo com dignidade. Além de fornecer alimentação e abrigo, garantimos cuidados de saúde, apoio psicossocial, o restabelecimento de laços familiares e integração socioprofissional, garantindo o apoio necessário para que se integrem nas comunidades que os acolhem.
Como entidade responsável pelo acolhimento e integração de refugiados, a Cruz Vermelha Portuguesa tem desempenhado, desde 2015, um papel fundamental no alojamento e apoio a cidadãos de diversas nacionalidades que solicitam proteção internacional.
Através de um acompanhamento próximo, a Cruz Vermelha Portuguesa assegura não apenas um primeiro abrigo, mas também o suporte necessário para que estes indivíduos possam reconstruir as suas vidas com dignidade. Este trabalho é realizado no âmbito do Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia da Migração, coordenado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, bem como dos Programas de Recolocação e Reinstalação de Refugiados, contribuindo para uma integração mais humana e eficaz nas comunidades de acolhimento.
Veja os testemunhos de pessoas abrangidas pelo Programa de Recolocação de Refugiados
Materiais de Apoio
Manuais de apoio “Seguindo em frente juntos”
Manuais de apoio FIRME
Os manuais FIRME têm como objetivo apoiar a integração de refugiados e migrantes no mercado de trabalho, promovendo a sua empregabilidade.
Consulte o manual de empregadores:
Consulte o manual de nacionais para países estrangeiros:
Serviços Nacionais
-
Apoio Psicossocial da Cruz Vermelha Portuguesa
-
Centros Comunitários da Cruz Vermelha Portuguesa
-
Centros de Acolhimento Temporário da Cruz Vermelha Portuguesa
-
Gabinete de Apoio a Grávidas e Mães da Cruz Vermelha Portuguesa
-
Programa Mais Feliz da Cruz Vermelha Portuguesa
-
Restabelecimento dos Laços Familiares da Cruz Vermelha Portuguesa
-
Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa