Cruz Vermelha Madeira

Trabalhamos para aliviar o sofrimento e promover a dignidade humana.
Rua das Mercês, n.º 40
9000-224 Funchal
291 741 115

Trabalhamos para aliviar o sofrimento e promover a dignidade humana.

No voluntariado há que destacar quatro sectores que apesar de cumprirem objectivos comuns estão organizados de forma distinta – Voluntariado do Apoio Geral, Coluna de Socorro “Henry Dunant”, Corpo de Enfermagem e Corpo de Juventude.

Voluntariado de Apoio Geral O Voluntariado do Apoio Geral é constituído por voluntários que desempenham tarefas essencialmente de natureza social, convenientemente preparados e organizados pela CVP.

Dentro das actividades desenvolvidas são de realçar o apoio a grupos de idosos carenciados; visitas a doentes internados nos hospitais; selecção e distribuição de roupas; serviço de café nas consultas externas do Centro Hospitalar do Funchal e ainda um peditório anual no mês de Maio e Bazar de Natal para angariação de fundos.

Coluna de Socorro“Henry Dunant”

Coluna de Socorro“Henry Dunant” é constituída por +- 80 voluntários devidamente habilitados com a formação legalmente exigida para tripulantes da ambulância. Diariamente é escalada uma equipa de serviço com 2 tripulações de ambulância para um período de serviço que vai das 20H00 até às 08H00 do dia seguinte. Ao fim de semana e feriados o serviço é de 24 horas. Para além do serviço de emergência, a Coluna de Socorro Henry Dunant é solicitada para eventos de carácter desportivo, cultural, religioso e recreativo.

Para o cumprimento das missões que lhe são atribuídas pela Protecção Civil e povo da RAM, a Coluna de Socorro “Henry Dunant” dispõe de 4 Auto Macas de Socorro (AMS) e 1 Auto Macas de Transporte (AMT), para além de uma viatura de Transporte de Pessoal e viatura de Comando. Foi esta instituição que mais elementos ligados ao socorro pré-hospitalar destacou para os aluviões surgidos na Madeira nos anos 90 e 2010, bem como mais recentemente nos incêndios de 2013.

Além disso, desenvolveu depois um trabalho de apoio e acompanhamento às famílias atingidas pelos vários infortúnios. Mais recentemente esteve presente na recolha dos alimentos nas Lojas Continente de toda a Ilha, angariando cerca de 17,500 toneladas de alimentos que irá proporcionar um melhor e feliz natal a milhares de famílias carenciadas.

História

Fundada em Portugal a 11 de Fevereiro de 1865 pelo Dr. José António Marques, a Cruz Vermelha Portuguesa tem cumprido as mais diversas missões humanitárias nos planos nacionais e internacionais.

A Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa foi a 5.ª Delegação da Comissão Portuguesa de Socorros a feridos e doentes militares em tempo de Guerra, a ser instalada no país, decorria o ano de 1870. No entanto, a instalação da Delegação só aconteceu no ano de 1914, a 14 de Novembro sendo seus fundadores o Dr. Eliseu de Sousa Drumond, Capitão José Sotero e Silva, Tenente António Agostinho Câmara e Manuel Passos de Freitas.

Nas últimas décadas é Coronel Ramiro Morna do Nascimento que preside à Instituição. É a herdeira da Secção Feminina criada em 1945, pela voluntária Carolina da Rocha Machado.

Serviços Nacionais

Tem dúvidas, precisa de apoio ou quer saber mais sobre os nossos serviços? Preencha o formulário abaixo e a nossa equipa entrará em contacto consigo o mais brevemente possível. Estamos aqui para ajudar. Todos os dias.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Não existem resultados a apresentar.